Sobre o direito de parir

Dias desses recebi um convite muito especial: escrever o texto de abertura da exposição Portal da Vida – múltiplos olhares sobre a beleza de parir. A exposição reúne imagens de 20 fotógrafas de parto de vários lugares deste Brasilzão. As fotos foram escolhidas por voto popular. E – felicidade! – fui selecionada a estar entre esse grupo de profissionais incríveis (Minha foto é essa aí embaixo. Não é uma imagem do Projeto Parto Delas. Fiz durante um trabalho em um parto domiciliar planejado. Mas, como todas as fotos do Parto Delas, também exala amor. Por isso mereceu espaço neste blog).

O texto que escrevi é uma profunda reflexão sobre os direitos da mulher. Em especial, o direto de ser respeitada. Não apenas no parto, mas na vida.

Portal da vida

Múltiplos olhares sobre a beleza de parir

É preciso muita ousadia para parir. A decisão pelo parto humanizado é um processo complexo em que, nós, as mulheres que parimos, somos a resistência. Não basta querer. Tem que querer muito. É preciso informação. Porque desejar ter um parto, dentro da realidade obstétrica que vivemos no Brasil, implica nadar contra a corrente. Implica questionar um sistema que encara a mulher como coadjuvante de seu próprio parto. Que a faz acreditar na imperfeição do seu corpo. Roubar de uma mulher a incrível experiência de um parto com respeito é uma das formas mais cruéis de violência que pode existir.

Como fotógrafas, queremos ajudar a transformar o atendimento ao parto no Brasil. Queremos tornar realidade para todas as mulheres o parto com respeito. Com esta exposição, estamos um passo mais perto de alcançar esse sonho. Porque a gente sonha junto.

As 20 imagens expostas foram escolhidas pelo voto do público, a partir de uma mobilização nas redes sociais que atingiu mais de 100 mil pessoas em apenas 72 horas. As fotos que fazem parte desta exposição revelam a beleza de mulheres dando à luz, um resgate da ancestralidade feminina e da crença de que são capazes de parir. É uma fotografia transformadora.

A exposição é uma iniciativa do Portal Hora Dourada, uma rede nacional de fotógrafas de parto e de grupos de gestantes, que tem o compromisso de disseminar informação de qualidade a respeito do parto humanizado. Acreditamos que a fotografia de parto é capaz de transformar o mundo. Sim, a gente sonha grande.

Por Luciana Zenti

©Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total deste texto, desde que citada a autora e a fonte. Não pode ser utilizado para venda ou qualquer fim comercial.

WhatsApp Image 2017-08-01 at 10.00.42

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s